segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Nas suas mãos



Disfarçamos as marcas do tempo em tantas partes do corpo, e esquecemos da que mais evidencia o que passamos e o quanto nos cuidamos pouco: as mãos! As mãos entregam sem dó nem piedade a nossa idade, e, em retaliação mostram a qualquer um o quanto nos cuidamos pouco. Em compensação, se cuidarmos bem delas, temos um grande par de aliadas a nosso favor, e garantia de elogios! Para ter esse benefício, aqui vão algumas dicas simples, mas muito importantes:

- Pare agora mesmo de roer as unhas e cutículas! Além de fazer um mal danado à saúde, nada mais feio do que unhas devoradas e cantinhos inflamados. Cruzes! O ideal seria que mantivéssemos nossa cutícula intacta, para que ela cumprisse o papel a que se destina: nos proteger de todas as bactérias que entram em contato com as mãos diariamente. Mas, se você for um caso sem solução na questão, vale a pena sempre manter as mãos cutiladas e unhas limpas e bem lixadas. Com tantas opções de cores e esmaltes de tratamento, não há desculpa para deixar as unhas à mercê apenas de base. Invista em um look que combine com o tamanho das unhas, o tom da pele e com o seu estilo.

- SEMPRE use filtro solar de fator 15 ou superior nas mãos. Melhor ainda se for reaplicado a cada duas horas, ou depois de lavarmos as mãos. O filtro ideal é o mesmo que usamos na pele do rosto, não o do corpo. Esse cuidado vai ser recompensado mais tarde, evitando e retardando o aparecimento das tão temidas manchinhas senis nas mãos que, apesar do nome, não surgem apenas pela idade, mas pela exposição ao sol.

- Hidratar as mãos, no mínimo duas vezes por dia, é mais do que necessário. Para esse fim, existe uma infinidade de produtos, de diferentes marcas. A melhor opção é por aqueles de menor embalagem (que podem ser levados na necessàire e reaplicados várias vezes), que já têm filtro solar, que não deixem as mãos excessivamente gordurosas ou escorregadias e que contenham em sua composição aliados de peso como glicerina, colágeno ou silicone. Se tiverem um cheiro bom, ainda melhor! Meu eleito é o incrível Norweigan Formula da Neutrogena, com FPS30, proteção UVA e UVB, componentes antiidade (é assim mesmo que se escreve agora! rs) e um tamanho ótimo para andar sempre comigo. Mas a escolha fica a critério de vocês, desde que leve em consideração essas exigências.

Um comentário:

  1. - Eu sei, eu sei....roer as unhas é feio, nada higiênico e faz mal à saúde! Prometo tentar parar!

    ResponderExcluir