domingo, 29 de janeiro de 2012

Uma semana, sete BASES.

A ideia desse post era fazer não apenas testes com produtos isolados, mas testar, em um período de tempo, vários deles para comparar o resultado. Como base é um assunto que dá um senhor pano para manga, nosso primeiro post do gênero vai ter esse item, indispensável em toda boa maquiagem, como assunto.

Antes de começar os trabalhos, queria falar um pouquinho sobre as condições em que os produtos foram testados. De segunda à sexta, trabalho em uma empresa na Barra da Tijuca (e moro em Copacabana). Como não tenho carro (nem dirijo, portanto, doações só se o James vier junto!), o trajeto é considerável, e está um sol de rachar no Rio em janeiro, mesmo ficando no ar condicionado durante o expediente, o desafio de resistência é grande para qualquer maquiagem. Até a hora do almoço é praticamente um treinamento de sobrevivência na selva na luta contra o suor. E, ponto importantíssimo, para piorar, tenho a pele consideravelmente oleosa. Resumindo: essas bases vão enfrentar adversidades típicas dos trópicos e, em sua maioria, são feitas para peles e temperaturas de primeiro mundo. Será que passam no desafio? Confiram!

SEGUNDA-FEIRA
Base: INSTANT AGE REWIND - MAYBELLINE
Prática, natural e dura na queda!






A semana começou com um sol de rachar (tenso!), e minha pele, depois da farra do final de semana, acordou bem problemática. Algumas espinhas, uma textura não muito animadora e aquele aspecto de desgaste que só uma segunda-feira de manhã pode proporcionar. Minha escolhida foi a Instant Age Rewind, da Maybelline. Gosto demais dela (já foi mais do que falada aqui no blog) e achei que seria uma boa pedida para começar o desafio.
Aplicação: Apesar dela vir com um aplicador acoplado, ele não é a melhor maneira de espalhar e fixar na minha opinião. Por isso, passo a base de forma aleatória em alguns pontos da pele com a esponjinha que vem com ela, e depois, espalho o produto com um pincel duo fiber da M.A.C, em movimentos circulares. Como a textura dela é bem leve e fluida, fica bem fácil de passar por essa etapa. Nada de grudes, pigmentação excessiva que demande atenção aos menores cantinhos nem risco com excessos: ela espalha muito bem e adere instantaneamente à pele.
Cobertura: Ela não é uma base de alta cobertura, portanto, se estiver com espinhas ou manchas muito aparentes, um bom corretivo será necessário. Mas o que me impressiona nessa base é que nenhuma outra deixa a minha pele tão igualada, tão uniforme como ela. E de uma forma MUITO natural! Esse foi um dos principais motivos da minha paixão!
Resistência: Pode contar com ela para o dia todinho! Peguei ônibus, fui almoçar cantando o Alalaô de tanto calor, fui ao banco, trabalhei duro, voltei para casa e ela estava intacta! E sai com o meu demaquilante de banho, o cleanser de chá verde da M.A.C. Ou seja: não sai por nada quando você não quer, mas também não é ruim de tirar quando o intuito é esse.
Oleosidade: segura muito bem, embora também não seja essa a função dela. Mantém a pele aveludada e bem natural.
Lado Negativo: não consigo encontrar nenhum de peso! O efeito é ótimo, e embalagem também, o preço... só poderia dizer que, se você busca alta cobertura, não é esse o papel dela.
Lado positivo: VÁRIOS! Além de ter uma cobertura boa, deixar a pele aveludada, durar o dia todo, dar viço e naturalidade e um tom uniforme maravilhoso, vamos lembrar também que ela apaga sinais como ruguinhas e pés de galinha, e ainda é um aliado contra o envelhecimento.
Aprovada? LÓGICO!!!!!!!!!!!!!!!

TERÇA-FEIRA
Base: STUDIO TECH - MAC
Gringa demais para o sol do Rio






Terça-feira eu suspeitei que tivesse morrido sem ser uma boa moça, porque o clima só podia ser do inferno! Um sol daqueles que fazem você perder a fome, a disposição, a vontade de mover um dedo e, claro, perder a maquiagem! A escolhida do dia foi a Studio Tech, da M.A.C. Trata-se de uma base cremosa que não é tão conhecida quanto outras da marca, mas de que eu gosto muito pela cobertura e pela naturalidade. Já havia usado em ocasiões mais brandas, onde ela arrasa. Mas, sob o sol, era a primeira vez. Vamos ver no que deu.
Aplicação: ela pode até intimidar por vir em um potinho como os de pancake, mas é, na verdade, uma base cremosa, que pode ser aplicada com pincel de base clássico (aquele achatadinho), ou com duo fiber, que é a minha opção. Tudo lindo e maravilhoso: apesar de ter uma boa cobertura, ela espalha fácil e adquire uma textura de pó quase que imediatamente.
Cobertura: Muito boa! Ela não é do gênero que cobre absolutamente tudo, mas dá uma disfarçada muito boa nas imperfeições, e uniformiza bem o tom da pele. Acho bacana esse efeito meio aveludado que a pele ganha quando ela se transforma em pó.
Resistência: Em dias normais, ela nunca me deixou na mão. Mas, sob o sol dessa terça, ela foi fazendo um certo corpo mole ao longo do dia. Cheguei em casa com base (tanto que saiu no algodão com demaquilante), mas o rosto não estava todo igualadinho, bonitinho como saiu de casa. Ou seja, ela até se esforçou, mas não segurou a barra em 100%.
Oleosidade: Outro ponto delicado. Em dias normais, ela realmente fica sequinha. Mas, no calor, esse foi o maior problema dela. A textura, que é cremosa e depois vira pó, foi fazendo o caminho inverso, e senti a pele toda cremosa, até com um pouco de óleo. Nada legal essa parte!
Lado Negativo: Se você tem pele oleosa, não conte com ela nos dias mais quentes. Ela realmente não vai dar conta.
Lado Positivo: Se você não tem pele oleosa, ou se os dias não estiverem tão quentes, ela é uma excelente base! Ótima cobertura, boa textura e aplicação fácil.

QUARTA-FEIRA
TEINT MIRACLE - LANCÔME
Seu rosto nunca ficou tão lindo





Quando Kate Middleton se casou, quase todo mundo olhava para o vestido Alexander McQueen, mas eu não tirava os olhos da pele da princesa (literalmente, uma pele DE princesa). Além da cobertura estar linda e muito suave, havia uma luminosidade única! Não sosseguei até descobrir qual era a base que ela usava, a Teint Miracle, da Lancôme. Menos de uma semana depois, estava comprando a minha, e me deliciando com o efeito inacreditável dela. Nessa quarta, no entanto, quis testar esse efeito sob o sol que persiste. Que saber como foi? Vem!
Aplicação: Eu sempre tomo cuidado para dispensar pequenas quantidades por vez, já que a embalagem é pump, e um dedinho mais empolgado causa o maior desperdício (e um tremendo estrago no visual se você resolver compensar aplicando tudo na pele). O Duo Fiber é o pincel ideal para você espalhar essa base, em movimentos circulares. Ela é líquida, mas é preciso que você espalhe bem direitinho para que ganhe o aspecto natural que proporciona.
Cobertura: Ela tem média cobertura, e funciona melhor se acompanhada de um bom corretivo para eventuais imperfeições. Mas deixa a pele igualada e MUITO bonita!
Resistência: por ser fininha e deixar seu rosto com aquele aspecto suave, 100% porcelana, você jura que ela não resiste à primeira suadinha, mas é aí que se engana: ela me surpreendeu MUITO, permanecendo na pele, com toda a categoria, até eu chegar em casa à noite. E olha que o dia estava digno de rezar pra reencarnar como pinguim! Impressionante mesmo! Mais um altíssimo ponto para ela!
Oleosidade: outra coisa que me deixou de queixo caído: como ela não é uma base matificante, nem tinha nas costas essa pressão para deixar a pele sequinha...MAS DEIXOU! Não é aquela base que faz você jurar que sua pele esqueceu que era oleosa, mas também não deixa na mão. Não senti nenhum brilhinho indesejável: só o que ela intencionalmente provoca.
Lado Negativo: Como não tenho nada para falar da base em si, posso dizer que algumas pessoas possam apenas reclamar do preço. Mas, em defesa da Teint Miracle, vou logo dizendo que ela rende MUITO!
Lado Positivo: todos os demais possíveis! Minha pele não fica linda assim com mais nada no mundo! Uso até o cabelo preso quando estou com ela, só para destacar ainda mais o rosto. A luminosidade natural, a cobertura uniforme, a textura suave... por um triz que você não foi a escolhida do príncipe William!

QUINTA-FEIRA
DERMABLEND - VICHY
Apaga até os erros do passado, se bobear!





A quinta continuava quente e, para completar a situação, minha pele estava em um bad-skin-day total! Não sei se devido à época do mês (como as mulheres sofrem com isso, não?!), não sei se devido ao calor constante, algumas espinhas apareceram sem ser convidadas, e alguns pontos desenvolveram uma certa vermelhidão, típica de alergia. Resultado: precisava de uma base com uma cobertura maravilhosa! Por isso, foi o dia de submeter a Dermablend à prova de fogo. A base é uma das minhas queridíssimas, e pode tranquilamente concorrer ao posto de operadora de milagres por sua cobertura inacreditável, que apaga tudo! Querem saber como foi o dia com ela? Vamos lá!
Aplicação: por ser uma base mais consistente e de cobertura muito alta (a pigmentação da Dermablend é fortíssima!), vai demandar um pouquinho mais de carinho na aplicação do que as bases mais fluidas e com menos cobertura. Ao invés de um duo fiber, melhor usar o pincel clássico de base, e de cerdas naturais. Vá espalhando pequenas quantidades, com atenção para cobrir cada cantinho, ou o resultado não vai ficar lá muito natural. Como ela seca rápido, melhor ir aplicando em uma área de cada vez, para não correr o risco de colocar pontinhos no rosto que secam antes de você chegar lá. Depois de espalhada, se todos os cantinhos tiverem sido cobertos, seu trabalho está encerrado: o resto é com ela!
Cobertura: Nessa categoria, a Dermablend sai vitoriosa de qualquer comparação com outras bases existentes. Estamos falando de um produto usado para cobrir cicatrizes, vitiligo, tatuagens e afins! Quem sofre com problemas de pele como acne ou rosácea, por exemplo, ou quem quer esconder as sardas (pra que?!), geralmente inclui essa base nas orações diárias, por ser a única que realmente dá conta do recado. Preciso dizer mais? Cobre tudo, tudo mesmo!
Resistência: Embora seja mais encorpada e possa dar a impressão de que, por isso, possa não resistir a altas temperaturas e ao suor, pode esquecer! A Dermablend chegou inteirinha ao fim do meu dia de muito sol, correria e perrengue! Companheira MESMO!
Oleosidade: Outro ponto bem interessante dela: não deixa a pele oleosa. Senti a minha bem sequinha o dia todo!
Lado Negativo: Se você não for craque na maquiagem, pode errar um tantinho a mão, e deixar o aspecto pesado. Naturalidade não é exatamente uma característica dessa base, justamente por ter uma cobertura tão alta. Mas, com um pouquinho de atenção, você consegue deixa-la do jeitinho que deve ser!
Lado Positivo: Sabe aquilo que estava te incomodando no seu rosto? Pois é, some com essa base. A pele fica 100% uniforme, com qualquer imperfeição coberta, sequinha e pelo dia todo. I love Vichy!

SEXTA-FEIRA
STUDIO FIX FLUID - M.A.C
Pele Oleosa, eu? Nunca tive!





Sexta é dia de atravessar o dia e o calor intacta para encontrar o namorado no fim da tarde ainda com tudo em cima. A temperatura estava um pouquinho mais baixa, mas, devido ao calorão dos últimos dias, minha pele estava megasuperhiperultra oleosa! Precisava de uma base que tivesse o efeito matificante como carro-chefe e, por isso, recorri à Studio Fix Fluid. Desde que testei essa base na loja pela primeira vez, fiquei impressionadíssima com seu efeito! Ela deixa a pele uma seda, e absolutamente livre de óleo. Além disso, tem uma ótima consistência e uma resistência que eu já tinha testado em festas e afins. Mas em um dia inteirinho, como ela se sairia? Check it out:
Aplicação: Assim como a Dermablend, estamos falando de uma base mais pigmentada, que seca MUITO rápido e que tem uma consistência mais densa. Mesmo assim, para dar mais naturalidade à Studio, prefiro usar o Duo Fiber, mas me certificar de que cada centímetro da pele está coberto e espalhado. Sua atenção e um bom espelho serão necessários.
Cobertura: Excelente! Não apaga seus passado e dívidas como a Dermablend, mas deixa todos eles quase invisíveis. A uniformidade da pele também é mais do que garantida, e pequenas imperfeições como manchinhas roxas e vermelhas e espinhas somem mesmo.
Resistência: É bom você gostar da companhia dela, porque vocês ficarão juntas até que o demaquilante as separe. Dura MESMO! À prova de suor, de sol e de horas a fio.
Oleosidade: Quem? Quando? Nunca vi! Siiiim, você pode tirar a onda de que tem a pele suave e sequinha como um lenço de seda! Pelo menos é assim que vai parecer enquanto você estiver usando essa base que seca TUDO!
Lado Negativo: Quem não tem a pele oleosa, pode reclamar um pouquinho de ressecamento. Essa base é indicada para peles mistas ou oleosas.
Lado Positivo: Efeito matificante inigualável, excelente cobertura, ótima resistência e, ainda por cima, filtro solar (FPS 15). Tem como não amar?!

SÁBADO
10HOUR SLEEP EFFECT - BOURJOIS
Rostinho de bebê mesmo às 7 da manhã depois de uma noite de farra!





Sábado estava bem mais fresco, mas a pele já sentia os sinais de cansaço da semana puxada. Para dar aquela revigorada, não pensei em outra coisa senão a 10hrs, da Bourjois. Uso essa base há uns três anos e já estou no meu quarto vidrinho. Sou apaixonadíssima pela Bourjois e pelo fato de quase todos os produtos serem adicionados de bônus como vitaminas e ingredientes naturais maravilhosos. Sempre dá a certeza de que você não está só se maquiando, mas cuidando da sua pele. E, especificamente com essa base, é um caso de amor. Não me pergunte como, mas ela dá MESMO ao rosto uma aparência de quem teve uma noite imensa e relaxada de sono. Mesmo que você esteja virada.
Aplicação: Mole mole, fácil fácil! Uso o pincel de base clássico, mas você pode aplicar essa base que é extremamente fluida, até com as mãos.
Cobertura: Veja bem, ela trata sua pele e dá um aspecto revigorante. Mas não apaga imperfeições porque é leve e bastante fluida.
Resistência: Não chegou à noite tão inteira quanto outras que vimos aqui, mas teve uma boa performance. Vale considerar que o dia estava menos quente, e que sábado é dia de folga.
Oleosidade: Embora ela não seja matificante, e não vá tirar a oleosidade da pele, também não acrescenta! É bem levinha, e parece um hidratante sem óleo. Deliciosa de usar!
Lado Negativo: Não tem uma resistência fabulosa, não retira a oleosidade e nem tem a cobertura adequada para quem deseja deletar imperfeições consideráveis.
Lado Positivo: Ninguém vai acreditar que você está de base (ela é muito natural!) e muito menos que você não dormiu como um anjo na noite anterior (ela revigora MESMO!!!!). Além disso, fácil de aplicar, leve até dizer chega e com ingredientes que tratam a sua pele. Definitivamente, uma base para ter na necessaire e usar em dias seguintes a excessos!


DOMINGO
DREAM MATTE MOUSSE - MAYBELLINE
Esse potinho contém 100% de naturalidade





Chegou o último dia de teste, e várias bases que ainda poderiam ser testadas, portanto, aquele dilema! Mas a eleita acabou sendo a Dream Matte Mousse, da Maybelline. Tenho a outra versão dela, líquida, mas não amo tanto quanto a mousse. Esse potinho, que pode ser levado com a maior facilidade para qualquer lugar, contém uma base poderosa, com uma consistência de suflê (aerada), que vocês precisam saber como se portou no nosso último dia de teste.
Aplicação: Importantíssimo que vocês peguem bem leve com a quantidade! Cada pouquinho que vá na pontinha do pincel clássico de base, quando espalhado na pele, rende muito! Por isso, não se assuste com a aparentemente pouca quantidade no potinho: ela vai durar bastante! Outro motivo para não carregar na quantidade, é que o pouquinho que deve ser usado, espalhado sem muito trabalho, é a medida certa para você ter o efeito desejado de forma natural.
Cobertura: A cobertura dela é muito boa! Nada excepcional, mas, se você não tem grandes imperfeições para camuflar, ela dá conta do recado direitinho. E pele muito uniformizada.
Resistência: Chegando agora ao fim do dia,e ela firme e forte! Outro ponto que me surpreendeu positivamente.
Oleosidade: No momento em que você aplica, pode jurar que ela vai deixar sua pele oleosa. Mas, rapidinho, ela seca e forma uma boa camada bem sequinha. Não segura a oleosidade própria da pele ao longo do dia, mas também não aumenta.
Lado Negativo: Não é a melhor base do universo, mas tem um pouquinho de cada em uma medida certa para que você fique satisfeita.
Lado Positivo: Por um bom preço e uma embalagem prática, você tem uma boa base em todas as categorias!

Ufa! Depois de uma semana inteira, sete bases testadas em todas as categorias, para que vocês saibam quais funcionam ou não para vocês. Em resumo, eu adoro todas elas, ou não fariam parte da minha coleção! Mas cada uma tem uma particularidade, que pode fazer com que seja a sua nova paixão!


4 comentários:

  1. Se vc tivesse que escolher a que tem o melhor custo x benéficio, qual seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!
      Bom, em primeiro lugar, acho necessário traçar qual a sua prioridade em relação a uma base. Se for o caso de procurar uma cobertura fora de série, ou se quiser a pele bem matificada, será necessário investir em opções como a Dermablend ou a Studio Fix Fluid, respectivamente. Mas, se você estiver procurando uma boa base para necessidades básicas, acho a Instant Age Rewind, da Maybelline, a melhor custo benefício. Ótimo preço, bom rendimento e efeito muito bom (tem me deixado muito satisfeita!).
      Beijos!
      Fabí

      Excluir
  2. Olá Juliana, tudo bem?

    Meu nome é Thati e escrevo para um site sobre moda - Roupas.com - você conhece?

    Andei lendo seu blog e o achei muito interessante! O design é simples e moderno, muito bem feito, além de também ser bem escrito. Particularmente, gostei bastante dos posts, são ecléticos, falam de vários assuntos diferentes. Acho que tem tudo a ver comigo.

    Estou buscando blogs que estejam em sintonia com nossa forma de pensar e queria saber se você tem interesse em fazer parte dessa parceria. Seria muito bom se houver como nos ajudarmos.
    Em nosso facebook há quase 15.500 pessoas que curtiram nossa página. Publicamos posts todos os dias no site e, em seguida, atualizamos nas nossas mídias sociais, ou seja, tem muita gente visitando nossa página.

    Pense a respeito e me diga o que você acha, que tal?
    Aguardo uma resposta.

    Beijos.

    Thati Mosimann
    roupascom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. - Vida, mais um post completo para suas seguidoras, com dicas e opções diversas. Tenho certeza que todas apreciarão este como sempre acontece. Parabéns, todos!

    ResponderExcluir