terça-feira, 18 de setembro de 2012

Trendy Tuesday: as novas caras do BARROCO pedem passagem


Quem gosta de moda e se dispõe a falar do tema, precisa estar bem informada. Sendo assim, não há como na face da Terra se pretender fashionista e ignorar a semana de moda de NY. Os desfiles Ready to Wear desse ano deram o que falar quando ditaram moda para a primavera-verão 2013. Muito se viu, e sobre isso, muito conversaremos por aqui. Mas a primeira tendência que me chamou MUITO a atenção, foi a influência do Barroco no desfile de várias grifes (Lanvin, Rodarte, D&G, Balmain, e até o todo-todo do momento, Jason Wu).

Bem verdade que cada uma delas deu sua visão do Barroco: algumas mais clássicas, outras bem peculiares e ainda daquelas deliciosamente frescas, que têm passaporte garantido para o armário da gente agora mesmo!

Já que o papo é visão, vou falar sobre elas de uma forma beeem pessoal, inclusive com nomes que eu mesma dei para tentar categorizar o que pintou nas passarelas e o que vem aparecendo em revistas, ensaios e vitrines. Licença poética concedida? Vamos lá!

- Baroque Old School
O Barroco clássico, imponente, douradão, propositalmente pesado, exacerbado, exagerado em volume, brilho e formas, teve o seu lugar. Ele também vem se firmando como opção entre estrelas que desfilaram o estilo nos red carpets da vida (longos com preto, dourado e renda, shape anos 20). As chances de errar com ele são poucas dentro dessa zona de conforto, mas, sejamos sinceras, traz um tantinho de tédio. O Barroco como veio ao mundo (da moda) tem seu altíssimo valor, mas a gente sente falta de um pouco de visão quando ele vem despido de inovações e personalidade.


- Barrococó
A brincadeira com o nome vem da mistura do Barroco clássico com o estilo Rococó, uma variação dele que trazia elementos como luz, tons suaves, celebração da vida, leveza, frescor. Não foi dito literalmente isso na visão de grifes como D&G e Prada, que investiram no Barroco com branco, com pérolas e com flores no lugar do preto tradicional e do dourado. Mas que eu achei que tinha tudo a ver, achei! O Barrococó fica com um toque de modernidade, outro de feminilidade, outro de Frida Kahlo e ainda um quê artesanal. Vale a pena conferir a criatividade da mistura.


- Baroque and Roll
Outra brincadeira no nome veio da mistura de certos estilistas que uniu, em uma improvável sintonia, elementos de barroco e de rock and roll, formando uma deliciosa junção que parece pronta para arrasar na primeira festa incrível que aparecer. Fiquei apaixonadíssima por essa face do barroco. Os visionários desse mix cheio de estilo? Balmain (não apenas esse ano, mas há pelo menos duas edições da fashion week, embora antes de uma forma mais tímida - continuam os ombros marcados e estruturados, mangas longas e comprimento curto na saia), Lanvin e Jason Wu (que adaptou o barroco ao shape japonês em um vestido que me deixou alucinada). E para quem acha que o rock só se faz com preto, o branco total também entrou em jogo. Até Louboutin incluiu os pés nessa festa com sua criação dentro do tema. Como resistir ao Baroque and Roll?


E você, o que achou do Barroco e suas facetas? Qual a sua forma preferida de dar um chega-mais nele para perto do seu guarda-roupa?

Um comentário:

  1. - Vida, acho o estilo um tanto quanto exagerado, mas, ficou provado de forma competente pelo post, que o mesmo pode ser usado de outras formas. Parabéns, todos!

    ResponderExcluir