segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Resoluções de beauté para 2013


Essa segunda é a primeiríssima do ano que começou na semana passada, por isso, pode meio que ser eleita a largada oficial do ano, vai? Isso serve de estímulo para você que jurou que começaria a dieta dia primeiro e ontem mesmo estava se jogando no rodízio de pizza, para você que prometeu a todos os deuses e santos que jamais sairia sem filtro solar novamente e tostou no sol de domingo e também para você, que se perguntou várias vezes o que poderia fazer para ser melhor e mais bonita em 2013 mas não conseguiu traçar um plano objetivo.

Vou compartilhar uma coisa com você, leitora, já que nesses 2 anos já estamos mais do que íntimas: meu ano de 2012 foi o terror da montanha russa. Por diverrrsos motivos, tive dias de cão, e isso, você sabe, se reflete muito na aparência da gente. Por precisar cuidar de muitas outras coisas, me deixei meio de ladinho na maior parte do ano, e pelo stress, tristeza e falta de tempo, senti na pele, literalmente, o quanto a beleza é carente e mimada: quando a gente não dá a ela a atenção que ela merece, se vinga que é uma coisa! Resultado: quilos a mais, pele cansada e sem viço, cabelo ressecado e meio sem vida, unhas só com base... o horror, o horror! Run to the Hills! Por isso, decidi que 2013 será um ano incrível (é, acho que a gente tem que tomar esse tipo de decisão de vez em quando. Tipo: dane-se o que as previsões disserem, estou tomando as rédeas para fazer desse um ano maravilhoso!)! E vou começar dividindo com você algumas resoluções de beleza que tornam a nossa vida muito mais...bonita! Aposto como serve para cada uma das minhas leitoras, portanto, pode se encaixar no que você espera desse ano também? Vamos ao nosso compromisso? Tchanaaam:


1- Cuidar dos cabelos com disciplina, carinho e responsabilidade
Tudo bem que às vezes o cabelo parece ser seu pior inimigo na vida (nem o pior vilão do mundo consegue armar as arapucas que ele arma, e deixar a gente na mão nos piores momentos possíveis!), mas já parou para pensar se você também tem sido amiga do seu cabelo? Químicas, tinturas, sol, secador, chapinha, babyliss, produtos inadequados, escovadas com raiva da vida, rabos de cavalo bem apertados com elástico, água salgada, coques improvisados dando nó nos fios...ui! Quem é você, bandida?! Seus frequentes "Bad Hair Days" podem ser pedidos de socorro. Cabelo também precisa de amor, cara leitora.
Cortar pelo menos as pontinhas de 4 em 4 meses, usar protetor térmico, usar filtro solar e bastante leave in quando for à praia ou piscina, desembaraçar com muito cuidado (especialmente os fios molhados), hidratar de forma caprichada pelo menos uma vez na semana e usar os produtos que realmente tenham relação com as necessidades dele. Você sabia, por exemplo, que nem todo cabelo absorve Argan? E que que alguns produtos de recuperação de fios podem mandar sua progressiva para o beleléu? Pois é: procure orientação para dar a ele o que ele realmente precisa sem gastar rios de dinheiro à toa, e sem desgastar o cabelo que vai viver a vida inteirinha com você. Vamos investir nessa relação?


2- Se apaixonar perdidamente por si mesma e demonstrar isso
Tá, vamos ser sinceras: quantas vezes no ano você olha para o espelho e reclama da sua pele, seu cabelo, suas coxas, sua barriga, seu bumbum, suas unhas, seus pés... que relacionamento pode sobreviver assim? Se você deixa bem claro que está insatisfeita com o que vê, esse ciclo só tende a piorar.Imagine, por exemplo, se seu chefe não desse sugestões sobre como melhorar sua performance, mas criticasse seu trabalho o tempo inteiro. Com que ânimo você continuaria querendo dar o máximo de si?
Com a gente é a mesma coisa. Será que você está sendo um patrão assim para si mesma? Procure reduzir as críticas e aumentar os elogios. Busque naquela imagem do espelho não os defeitos, mas, só para variar, as qualidades. Olhe com atenção para elas. Sinta-se feliz por ter aqueles atributos específicos e procure destacá-los nas próximas produções.
Se elogie pelas conquistas mas também pelo esforço, mesmo quando o resultado não vier.
Se dê pequenos presentinhos com a convicção absoluta de que você merece cada um deles!
Assim, com certeza você vai querer ser melhor a cada dia...e se sentirá muito mais bonita!

3- Dormir como uma rainha!
Mulheres precisam de, NO MÍNIMO, 6 horas de sono profundo por noite. Se for um pouquinho mais, ainda melhor, mas o importante, respeitando essa quantidade mínima, é a qualidade do sono. Não adianta deitar e pensar na apresentação que precisa entregar no dia seguinte, no aniversário da sogra, na conta do celular e começar a contar as seis horas. Dormir é dormir mesmo!
Desligue TV e computador pelo menos uma hora antes de ir para a cama, faça um chá de camomila ou erva-doce e leia um pouco caso o sono demore a vir. Eu, que sempre sofri de uma insônia crônica, tenho sentido uma diferença milagrosa com essas pequenas medidas.
Quer aproveitar o sono para ficar ainda mais linda sem fazer esforço? Use um ótimo leave in noturno no cabelo antes de deitar (O da Kerastase é tudo nessa vida, mas em tempos de vacas magras o da Tresemmé tem ótimos resultados!), passe seu hidratante anti-age no rosto e um para a área dos olhos, um bom hidratante para os pés e, para quem tem lábios ressecados, um para essa área. Outros dois truques: use no máximo um travesseiro alto ou dois fininhos. Mais do que isso faz com que o rosto fique mais inchado e pode provocar linhas de expressão no pescoço. Última dica (e preciosa!): troque a fronha de algodão tradicional por uma de seda. O investimento vai valer MUITO a pena: o atrito com qualquer outro tecido deixa os cabelos com frizz e o rosto com ruguinhas. A seda impede que isso aconteça.

4- Se manter informada sobre as tendências, mas jamais perder seu estilo
Nada mais inaceitável do que uma mulher desinformada. Não entender dos produtos e tratamentos lançados, das tendências de moda e até do que foi lançados nos últimos desfiles é imperdoável em tempos de excesso de informação. Não curte ler revistas de moda? Siga alguns poucos e bons perfis no twitter e leia um blog que traga uma síntese bem feita e de simples digestão para você, que tem pouco tempo e não quer ficar desvendando uma porção de nomes e expressões do meio.
Claro que esse humilde bloguinho estará aqui cumprindo essa função bravamente, viu?


5- Manter o armário organizado e funcional
Sabe aquele drama terrível do "não tenho roupa", que virou piada na ala masculina? Pois é, como é que eles podem nos levar a sério com dezenas de roupas penduradas e uma frase dessas? Fato é que o armário deve ter o que a gente usa!
O que não tem mais conserto deve ir para o lixo sem escala! E aquilo que está inteiro mas não caiu bem ou cansou? Que tal doar para quem vai usar? E o que saiu de moda mas você acha que merece uma chance até que volte? Ou o que não cabe no momento mas você jurou que volta a entrar até o fim do mês? Guarde, mas não nos cabides! O que fica à mostra é o que está pronto para ser usado a qualquer momento, sem embargos ou poréns! Essa medida vai tornar sua vida muito mais fácil, e você vai jurar que tem muito mais roupas!

6- Exercite-se
Eu posso falar isso de carteirinha porque estou paradíssima há séculos e sei o preço que minha saúde me cobrou por isso. Por esse motivo, não vejo a hora de me mexer em 2013!
Se você detesta academia e a palavra "malhar" dá arrepios, saiba que o mundo não acabou! Você pode descobrir um prazer imenso em outras atividades físicas que façam tão bem quanto ou mesmo muito melhor ao seu corpo e sua saúde. Dançar, nadar, pedalar, correr na areia, fazer escalada indoors, remo, pilates, lutas e até mesmo acrobacias! São tantas as opções que, certamente, uma delas foi feita sob medida para que você se exercite...e adore isso!

 7- Não esqueça da maquiagem
Vendo fotos minhas sem maquiagem em eventos de família recentes, me espantei com o quanto esse simples desleixo por absoluta falta de tempo tem consequências péssimas! Eu estou o cão chupando manga perto das fotografias em que, até com o mesmo cabelo e a mesma roupa, eu estou usando maquiagem. E não estamos falando de reboco não, minha gente: era uma simples base, corretivo, blush e rímel! Colocando uma sombrinha, iluminador e batom então, quanta diferença!!!
Se a gente sabe, comprovadamente, que a maquiagem faz toda a diferença, por que guardar só para as ocasiões especiais? Você pode ser deusa no trabalho, no cinema, no mercado, na livraria... a vida é tão curtinha que economizar esse tipo de cuidado é mesquinharia. Seja linda todos os dias.

8- Comer e beber bem
Quem não ama chocolate, quarteirão com queijo, coca-cola, batata-frita e pizza? E nada de errado com lançar mão de um desses pecadinhos uma vez ou outra. Mas o importante é lembrar da função de comer e beber bem: nutrição e hidratação que façam com que nosso corpitcho nos dê de volta o melhor dele.
Minha bisavó (sim, tive a sorte de ter uma muito fofa até meus 12 anos de idade) dizia que o caminho para tudo é o equilíbrio. Concordo plenamente, e por isso, achei mais do que justo trocar meus maus hábitos por outros mais saudáveis para ter um corpo e uma qualidade de vida melhores, contanto que não tivesse que dizer "nunca mais" a nenhuma das besteiras que amo. Basta saber equilibrar. Pasme, passei a adorar tomar uma sopinha na hora do jantar ao invés do tradicional sanduíche (como aquilo é aconchegante!), trocar o refri por água de coco (refrescante e deliciosa!) e tomar um bom e cheio copo de leite - integral! - de manhã. Outra medida? Várias garrafinhas de água gelada por dia. Acabou, encho a próxima e trago comigo para onde estiver. Com isso tenho sentido muito menos fome e menos dor de cabeça, cansaço ou mal-estar. Impressionante como medidas simples mudam tudo!
 9- Nunca deixar as unhas e a depilação atrasarem um dia que seja
Sabe aquele dia em que você volta do trabalho e dá aquela preguiça de passar na manicure antes de ir para casa? Você pensa que não vai ser um grande pecado se deixar para o dia seguinte, mesmo estando com umas duas unhas meio lascadinhas? Pois bem, Murphy é infalível: é justamente no dia seguinte que aquele convite inesperado para almoçar aparece, que pinta uma reunião com a cúpula ou que surge um happy hour incrível... e você tem vontade de ir de luvas!
O mesmo com a depilação: naquela sexta-feira em que você só quer se enclausurar e dá o cano na depiladora preferindo ir para casa com meia dúzia de dvds e um pote de sorvete? Faz um sol insano no sábado e todo mundo cisma de que você tem que ir para Búzios com a galera, ou o namorado insiste que você vá no aniversário da cunhada na piscina...tragédia!
O universo conspira sempre...que seja a seu favor! E isso coincidentemente acontece com quem está com a depilação em ordem e as unhas perfeitas. Além de tudo, confessa: não dá um baita up na auto-estima saber que você está assim, mesmo que ninguém mais fosse ver? Dá uma sensação de estar bem cuidada, e isso não tem preço!


10- Rir, rir, rir
São tantos os motivos para o stress, para a raiva, para o choro, para uma deprê básica, para o desânimo... que muitas vezes a gente esquece de um santo remédio para tudo: rir!
Se isso anda meio raro na sua vida, mãos à obra! Vale juntar aquele grupo dos amigos mais divertidos para uma noite de jogos ou de conversa fora no bar mais próximo, alugar comédias realmente engraçadas para assistir- mesmo que sozinha, brincar com os filhos ou sobrinhos (crianças são infalíveis), levar o cachorro para passear, bolar um programa inusitado com o namorado/marido em que, mesmo que dê tudo errado, pelo menos as gargalhadas sejam garantidas!
Cultive esse hábito e sinta que, no mesmo instante, parece que tudo fica mais leve. Especialmente você!

11- Os pequenos rituais de beleza
A hidratação semanal dos cabelos, o hidratante diário no corpo, os pepinos nos olhos para reduzir as olheiras... tudo isso é mais do que necessário! Não apenas pelo efeito que se espera que provoquem, mas pelo relaxamento e injeção de auto-estima que eles trazem junto.
Para intensificar esse momento sagrado você e você, coloque uma música bacana, feche a porta e se desligue do mundo. Podem ser só 10 minutinhos, mas farão toda a diferença!


12- Arrisque-se!
Nunca usou batom vinho? Acha que os esmaltes dos pés e das mãos em tons diferentes são modernos demais para você? Não sabe o que faria com uma calça carrot apesar de ser indicada para o seu tipo de corpo? Se arrisque! Saia de sua zona de conforto e lembre do Lulu Santos cantando "Vamos nos permitir!". A gente só descobre o que realmente nos cai bem quando prova. Em time que está ganhando não se mexe, mas testar coisas novas pode fazer do seu campeão um Dream Team!
Esse blog é tão a favor disso que o nome já encoraja as novas experiências: EXPERIMENTA, AMIGA!

16 comentários:

  1. Caramba hein, Fabí....esse post foi pra seguir "á risca"! Rs. Mas irei mais à fundo , na questão de me apaixonar por mim mesma...e de arriscar. Ahhh.....pra falar a verdade: vou colocar em prática tudo. Com muito mais intensidade! Beijo e amei o post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, sabe que eu também?! Rs
      Você nem imagina o quanto eu fico feliz por saber que o post fez em quem leu o mesmo efeito que fez em mim escrevendo. Vamos nos atrever a ser incríveis: por que não?
      Beijo enorme!!!
      Fabí

      Excluir
  2. Inspiradíssima ein?! Quando tu falou das unhas na base olhei pras minhas e quase choro!!! kkkkkkkkkkkk
    Mudanças AGORA!!!
    Bom dia Flor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk. AS MINHAS TB ESTAVAM, MI! Rs.
      Merecemos essas mudanças. Acho que devemos elas a nós mesmas.
      Obrigada pelo carinho, querida!
      Beijo grande e um ótimo PRIMEIRO dia.
      Fabi

      Excluir
    2. Kkkkk. AS MINHAS TB ESTAVAM, MI! Rs.
      Merecemos essas mudanças. Acho que devemos elas a nós mesmas.
      Obrigada pelo carinho, querida!
      Beijo grande e um ótimo PRIMEIRO dia.
      Fabi

      Excluir
  3. LIndo post, minha amiga, lindo mesmo. Quero muito seguir cada uma das resoluções! Especialmente a de experimentar! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, obrigada SEMPRE, minha amiga querida.
      De todos os posts que faço sempre com carinho, são esses em que vai mais alma do que letra que me deixam mais feliz quando alcançam vocês de verdade.
      Um beijo enorme e vamos experimentar! Rs
      Fabi

      Excluir
  4. Ameiiiii!!! Identifiquei-me em várias situações suas! Hahahaha! Alerta máximo agora pra que 2013 seja ótimo com essas dicas! Feliz Ano Novo!!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz por isso, Paulinha!!! A identificação de vocês é o grande barato de escrever um blog.
      Vamos ter um 2013 de deusassss! rs
      Beijo grande,
      Fabí

      Excluir
  5. - Vida, excelente post! Nada melhor do que começar o ano consciente do que precisa fazer para mudar o que não deu certo no ano que se encerrou. Tenho certeza que suas seguidoras irão inspirar-se e seguirão seus conselhos e espero que você faça o mesmo, à risca! Parabéns e um ótimos 2013 para todos nós! Todos!

    ResponderExcluir
  6. lindo, lindo post! Um 2013 grandioso até nos pequenos detalhes para todas nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, obrigada, querida!!!
      Que 2013 faça todas nós muuuito felizes!
      Beijo enorme!
      Fabí

      Excluir
  7. Fabi, só posso te dizer uma coisa: OBRIGADA! Obrigada por esse post lindo, inspirador, que me fez pensar um pouco mais em mim, e me deu vontade de me cuidar! Um 2013 MARAVILHOSO para vc!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fá, você não imagina o quanto ler esse comentário me emocionou, de verdade!
      É um grande privilégio saber que o que a gente escreve pode ter um efeito tão incrível: o de fazer bem a quem lê!
      Um 2013 maravilhoso para NÓS! E que a gente sempre se lembre de cuidar de nós mesmas como merecemos ;)
      Beijo enorme e eu é que te agradeço pela mensagem linda!
      Fabí

      Excluir
  8. Adorei suas resoluções e concordo com todas,exceto quando diz que não tem nada mais inaceitável do que uma mulher desinformada.Apesar de reconhecer a importancia fundamental do conhecimento na vida da gente,há coisas piores do que uma mulher desinformada.
    Mas de qualquer maneira,foram ótimas dicas e concordo com você que o corpo sente quando nos descuidamos da beleza,é impressionante né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha leitora querida: claro que existem coisas muito mais graves! Falta de educação, de postura, de classe, de caráter... mas nenhuma delas tem jeito, ou seja, a gente só lamenta por quem sofre desses males e se afasta. Mas quando eu digo que nada é mais inaceitável do que falta de informação é porque isso é totalmente contornável, e quase não encontramos mais desculpa para estar desinformadas, já que temos tantos veículos disponíveis. Concorda?
      E, sim, tudo na gente parece que sente quando a gente se descuida e resolve entrar nessa onda junto. Um perigo! rs
      Beijo grande pra você e que nossas resoluções se mantenham firmes e fortes ao longo do ano! ;)
      Fabí

      Excluir