quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Rituais de beleza de uma quarta-feira de cinzas (Restauração pós-folia)!


Eu sei que algumas das minhas leitoras adoram carnaval e têm confete no bolso e pique de sobra até o último minuto da terça-feira de carnaval (algumas, na verdade, até o domingo seguinte), outras, preferem aproveitar a folga enorme que se abre entre sexta e quarta-feira para aproveitar o sol, o mar, a piscina e afins. Ainda tem algumas (como eu!), que gostam de misturar as duas coisas, curtindo o máximo possível do sossego ao sol com o máximo possível da folia. Não sei qual dos três é seu caso, mas pode apostar que, em qualquer uma das hipóteses, esse post se aplica a você.

Afinal, tanto a farra desenfreada como o sol/sal/cloro deixam, digamos, resquícios incompatíveis com a imagem que você quer passar naquela que, de fato de fato, é a primeira semana útil do ano. Por isso, se você quer chegar arrasando na segunda-feira com cara de quem vai fazer com que o ano valha a pena, se ligue nessas pequenas - porém preciosas - dicas:

1- Tchau Bolsinhas e olheiras!
Não importa se você viu o galo cantar vestida de odalisca ou se viu a última escola de samba cruzar a Sapucaí no conforto do seu sofá: seus horários foram alterados pelo carnaval. E isso se reflete rapidamente naquelas fofoqueiras que dizem tudo sobre nosso pouco sono para todo mundo: as malditas olheiras e bolsas abaixo dos olhos! Não adianta morrer de raiva (elas ficam mais escuras ainda!). Elas podem ser combatidas de forma mais inteligente. 
Sabe aquela dica de vó (<3!) de colocar uma rodela de pepino em cima de cada olho e ficar por alguns minutos? É um santo ritual! As rodelas (que não podem ser fininhas demais e nem muito grossas) devem estar geladinhas e ficar sobre os olhos por, no mínimo, 20 minutos. Enquanto isso, você pode aproveitar para relaxar com uma música que tenha esse clima, ou mesmo para aliar o tempo parada a outra das dicas do post. O importante é não mexer um músculo para que o efeito seja pleno. 
Muita gente substitui o pepino por compressas geladas de chá de camomila. Seguinte: também funciona, mas não para as olheiras, só para as bolsas. Se for seu caso, pode apostar nelas (apesar de achar que dá mais trabalho). 
A coisa melhora ainda mais se, de hoje até segunda, você usar um "depuff", aqueles roll-ons próprios para desinchar as bolsas, toda noite. Meus preferidos são o da L'oreal (primeiro a pintar por aqui), o da Garnier (que ainda só é vendido lá fora), o da Mary Kay (bárbaroooo!) e o da Sephora, que vem com várias bolinhas massageadoras ao invés de uma. O bacana é deixa-los na geladeira para ter o "geladinho" na hora de usar, que não só é uma delícia como maximiza o efeito do produto. 

2- Tá na cara!
A pele do rosto entrega todos os abusos cometidos durante esses dias. Não dá pra fazer ela guardar segredo, mas é possível minimizar o escândalo até que ele vire um imperceptível sussurro! 
A partir de hoje, se policie para borrifar no rosto água termal pelo menos 3 vezes ao dia: quando acordar, no meio do dia e pouco antes de dormir. Isso já vai fazer com que irritações, alergias, inchaços e vermelhidões se despeçam da sua pele assim como o carnaval! 
Outro segredo é usar sabonete próprio para o rosto durante o banho. Se sua pele é oleosa, certamente ficou ainda mais no carnaval. Se é sensível, deve ter sofrido bastante. Se é seca, deve estar implorando por hidratação. Tudo isso começa pela limpeza. As oleosas (como a minha) podem ser salvas pelo insuperável sabonete em barra (prefiro) Effaclar, da La Roche Posay. Já as sensíveis, cairão de amores pelo gel de limpeza Cleanance, da Avène. Por fim, as secas podem usufruir das maravilhas do Facial Cleanser da Kiehl's. 
Se a pele não estiver muito queimada de sol, invista em uma esfoliação hoje mesmo. Caso contrário, deixe para domingo, mas não dispense essa etapa de jeito nenhum: a pele morta acumulada cria uma camada que impossibilita que qualquer produto atinja a pele viva. Isso faz com que nada que você forneça seja aproveitado até que a camada usurpadora seja removida pela esfoliação. 
Fora isso, um hidratante de textura bem leve, adequado para seu tipo de pele, todas as noites até segunda e, no dia mesmo, uma boa base de sutil iluminação para parecer que sua pele de bebê nem sentiu os efeitos de um carnaval louquérrimo. 

3- Corpo sem delito!
O melhor para deixar a pele do corpo livre dos excessos desses dias, é esfoliar (lembre-se sempre que colo, pescoço e mãos usam esfoliante facial!) e depois tratar. 
O hidratante que vai matar a sede da pele, desintoxicar e não pesar demais (o que poderia colocar tudo a perder), tem que ser potente sem deixar de ser leve, muuuuito leve. Caso contrário, a pele não estará apta a absorver tudo, e acabará devolvendo todo o hidratante aplicado no primeiro suor. Aqueles de textura bem leve (quase aquosa) e com componentes como chá-verde ou água de coco são os ideais! Mas, na falta de um desses, o Johnson's pele fresquinha é um excelente aliado (quando um meu acaba eu corro para comprar outro!). 
Dia sim, dia não, usar óleo de banho também pode ser uma boa. Mas cuidado com excessos: a quantidade ideal é a de uma a duas tampinhas de óleo (levando o Sève como parâmetro) para o corpo todo. Massageie bem durante o banho, fazendo com que a pele absorva o produto o máximo possível. Depois, enxágue sem dó. Não tente deixar uma camada de óleo na pele: o que ela precisava absorver, já absorveu durante a massagem. O óleo que for deixado na pele depois do banho pode provocar irritações e criar, cumulativamente, uma barreira para os demais agentes como hidratantes e afins.
4- Pés de anjo
Areia, chão quente, excesso de caminhada e rasteirinhas arrasam com a pele dos pés. Será que alguuuma dessas coisas passou pelo seu carnaval? ;) 
Para começar, esfolie os pés com um produto próprio para isso. Essa medida é melhor do que a tradicional lixa, primeiro porque remove profundamente a camada de pele morta, e segundo porque não agride a pele que fica. 
De dia, use um talco em creme nos pés (amo o da linha Pink Granado), que vai não só hidratar como matar quaisquer fungos e bactérias que estejam lá (acredite, é muito comum pegar isso com rasteirinhas no chão sujinho da rua nessa época, ou na areia). À noite, invista em um hidratante PODEROSO, que realmente vá renovar a pele, como o Podologics, da La Roche Posay. Dica muito pessoal que funciona comigo: dia sim dia não, enquanto os pés estiverem com rachaduras ou muito secos, depois de usar o hidratante, aplique uma boa camada de Bepantol apenas nos calcanhares, massageie bem e deixe lá, colocando uma meia por cima (o calor faz com que a pele absorva o produto) e deixando a noite toda. De manhã, seus pés vão agradecer por isso! 

5- Cabelos de sereia
Os cabelos são as principais vítimas do carnaval, isso é certo! Mas como fazer para que ele perdoe você e volte a se comportar como deve?
Vou te ensinar a fazer uma "bomba" caseira de alta recuperação dos fios, que só deve ser usada em emergências como essa (senão acaba pesando nos fios com o uso frequente): em um recipiente, separe duas colheres generosas de sopa da sua máscara de tratamento preferida (das boas, hein?!), uma colher de sopa de Bepantol líquido (pode comprar que é barato e faz uma diferença brutal!), uma ampolinha de vitamina A ou de Queratina (lojas de cosméticos ou de produtos para cabeleireiros vendem isso a centavos! São pequenininhas e vem em uma ampolinha de vidro mesmo, para usar de uma vez só) e uma colher de chá de óleo de tratamento (pode ser Argan ou qualquer genérico desses. Eu uso muito o Elixir Ultime da Kerastase ou o Óleo Extraordinário da Elsève). Misture bem e aplique tudo no cabelo, mecha por mecha, massageando bem. Depois, coloque uma touca - se for térmica melhor, senão, pode ser uma daquelas simples de plástico mesmo - por 25 minutos. Em seguida, enxague completamente com água fria. 
O efeito é TUDO!!!!

6- E por dentro?
Bebida, pouca hidratação, alimentação desregrada...tudo isso faz com que seu organismo também sofra. E o efeito disso, minha leitora querida, vai não só afetar sua saúde como se refletir na sua beleza! 
Beber muita água (também suco e água de coco), apostar em uma alimentação leve e quase detox (verduras, frutas e legumes fazem milagres!) e um chá de erva-doce antes de dormir vão fazer de você outra pessoa até segunda-feira! Afinal, a graça é começar o ano útil LINDA...mas também preparadíssima física e mentalmente para esse desafio! ;)



3 comentários:

  1. Respostas
    1. Oba!!!! Depois me conta sobre o resultado, hein? ;)
      Beijão,
      Fabí

      Excluir
  2. - Vida, o que seria de suas seguidoras sem as dicas do blog?! Pois é, mesmo em plena quarta-feira de cinzas, elas poderão beneficiar-se e tenho certeza que apreciarão! Parabéns, todos!

    ResponderExcluir